sexta-feira, 31 de outubro de 2003

DEBATE "PORTUGAL NA EUROPA - QUE FUTURO?" COM MÁRIO SOARES

Promovido pelo Departamento de Administração e Questões Públicas, da Federação do PS, realiza-se no Sábado, dia 8 de Novembro, a partir das 18H00, um Colóquio/Debate com a presença do Dr.Mário Soares, no Hotel Corinthia, em Santarém.

"Portugal na Europa - Que futuro?", contando com o conhecimento e sapiência do orador convidado, poderá lançar pistas para um posicionamento estratégico de Portugal e do nosso Distrito, no futuro figurino europeu.

FEDERAÇÃO TOMA POSIÇÃO SOBRE PIDDAC EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

A Federação do PS, toma hoje a sua primeira posição pública sobre as verbas consignadas em Piddac para o ano de 2004, onde se regista uma quebra de 26% no investimento directo do Estado.

Em Conferência de Imprensa, que se realiza hoje às 18H00 na Sede da Federação, com a presença dos Deputados eleitos pelo PS no Distrito de Santarém, será ainda analisada a transferência prevista no Orçamento de estado para os Municípios do Distrito.

No entender da Federação do PS, com este Orçamento de Estado o Distrito de Santarém, em 2004, será um Distrito Parado!

segunda-feira, 27 de outubro de 2003

O PIOR INÍCIO DE ANO LECTIVO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

Realizou-se na passada Quarta-feira (dia 22), no Auditório do IPJ em Santarém, uma sessão de trabalho sobre este tema e que contou com a presença da Dra Ana Benavente, ex. Secretária de Estado da Reforma Educativa.

Estiveram presentes vários professores, autarcas e sindicalistas que manifestaram a sua preocupação com a actual situação na Educação.
Foi um interessante debate, na qual os presentes falaram das suas realidades e preocupações face ao degradar da qualidade de Ensino, dois anos após a tomada de posse deste Governo e que atingiu um momento insustentável, com a colocação de professores, ainda por concluir e que se está a revelar uma situação de caos e de desregulamentação pura e simples.

Hoje vive-se na Educação o “salve-se quem puder”, sem avaliação e orientação prospectiva e sustentada. Exemplo claro dessa desorientação é que hoje, mais de um mês depois do início do ano lectivo, dezenas de turmas e algumas centenas de alunos continuam sem ter aulas a várias disciplinas. No entender da Federação do PS, este foi o pior início de ano lectivo dos últimos dez anos no Distrito de Santarém.

Da parte da Dra Ana Benavente foi ouvida a preocupação com tudo o que se está a passar na Educação, que a maioria PSD-PP permite e promove, na certeza de que se a alteração à Lei de Bases da Educação já aprovada na generalidade e em discussão na especialidade na AR, não for substancialmente alterada o Partido Socialista irá votar contra, considerando fundamental a mudança ser assente na confiança nas novas orientações, o que não acontece.

A sessão de trabalho terminou com a intervenção da Dra Fernanda Asseiceira, responsável pelo Pelouro da Educação da Federação que concluiu que durante os dois últimos anos o Educação em Portugal sofreu graves retrocessos, quando a formação e a qualificação das pessoas devem ter prioridade para o desenvolvimento do nosso país.

O Presidente da Federação fez a intervenção final, assegurando a continuidade de reuniões de trabalho desta natureza no Distrito, dando voz “à necessidade de uma política coerente para a educação, que não é mais do que prospectivar uma política coerente para o futuro do Distrito e de Portugal”, disse.

terça-feira, 14 de outubro de 2003

PS DEBATE OS RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO, QUARTA-FEIRA DIA 22

Com a presença da Deputada Ana Benavente, a Federação de Santarém do PS, organiza na próxima Quarta-feira, dia 22, pelas 21H00, no Auditório do Instituto da Juventude, um Debate subordinado ao tema " A EDUCAÇÃO: AVANÇO OU RETROCESSO ".

Num momento de grande preocupação, quer dos Pais, quer dos Agentes Educativos, pelo rocambolesco do incício do ano lectivo, o PS julga assim dar voz á preocupação de grande parte da sociedade portuguesa, reflectindo com ela sobre se com este Governo PSD-PP, a Educação em portugal e, mormente, no Distrito de Santarém tem avançado ou regredido.

As alterações, em discussão sobre a Lei de Bases do Sistema Educativo, não passarão à margem deste encontro, que na Capital do Distrito de Santarém e Centro Escolar de importância Distrital, a Federação de Santarém organiza.

quinta-feira, 9 de outubro de 2003

ALMEIDA SANTOS NA CHAMUSCA NO PRÓXIMO SÁBADO

O Presidente do PS, António de Almeida Santos, participa no próximo Sábado num Jantar promovido pela Juventude Socialista do Ribatejo, num ciclo denominado "Jantares de (O)posição", pelas 19H30, no Restaurante o Pouso do Besouro,na vila da Chamusca.

Antes, pelas 18H30, será inaugurada a nova Sede do PS da Chamusca, cerimónia essa que se seguirá a uma reunião geral dos dirigentes Distritais, num ciclo de trabalhos intitulado "Encontros do Vale do Tejo", com o objectivo de preparar as estratégias para o futuro do Distrito de Santarém.

WILLY BRANDT É UMA REFERENCIA PARA TODOS... PS HOMENAGEIA SEU LEGADO EUROPEU!

A Federação de Santarém do PS, neste dia 8 de Outubro, celebrando-se o 11º Aniversário do falecimento do camarada Willy Brandt, ex-chanceler alemão e amigo de sempre de Portugal, não podia deixar de publicamente manifestar o seu reconhecimento pela sua obra e legado.

Gerações inteiras de Alemães e Europeus, ficarão para sempre marcadas pela actividade deste grande estadista, de seu verdadeiro nome Karl Herbert Frahm. Perseguido pelos nazis, esteve na guerra civil espanhola com as Brigadas Internacionais. Durante a Segunda Guerra Mundial viveu na Suécia e na Noruega. Terminada a guerra, voltou à Alemanha. Entre 1957 e 1966 é burgomestre (Presidente de Câmara) de Berlim. A partir de 1964 é chefe do SPD (Socialista) Alemão. Em 1966, num governo de coligação com os cristãos-democratas, é ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1969 é nomeado chanceler (Primeiro Ministro). PreconizOU a abertura ao Leste (Östpolitik) da política externa alemã ocidental e, em 1971, recebe o Prémio Nobel da Paz pela sua política conciliadora. Em 1974 vê-se obrigado a demitir-se em consequência de um caso de espionagem. Viveu o suficiente para conhecer a destruição do Muro de Berlim e a reunificação das duas Alemanhas.

Desde sempre um forte amigo de Portugal e dos Portugueses, emigrados aos milhares na Alemanha que geria, nos anos 60 e 70, Willy Brandt deu passos significativos, transformando a Alemanha no hoje conhecido “Motor económico” da Europa.

A liderança da Internacional Socialista, sob a sua égide, impôs significativas mudanças estratégicas no contexto europeu : abertura aos Países de Leste – que para o ano entrarão na União Europeia e a estabilização política em países como Portugal, Espanha e Grécia.

Homem de fortes convicções, líder europeu de recorte ético pouco comum, Willy Brandt constitui para todos os Socialistas, e não só, um claro exemplo, de que todos os povos necessitam em cada momento de coragem, determinação e respeito democrático. Da democracia, aliás dizia : "Não podemos criar a democracia perfeita; nós queremos uma sociedade que ofereça mais liberdade e que exija maior co-responsabilidade…"

terça-feira, 7 de outubro de 2003

Comissão Política Distrital do PS reunida em Tomar

Reunida em Tomar no passado dia 03 de Outubro, a Comissão Política Distrital do PS deliberou tornar públicas as seguintes considerações:

1 - Manifestar, tal como já o havia feito pessoalmente antes do Verão ao Senhor Presidente do NERSANT, a total solidariedade às empresas do Distrito, pelas imposições limitativas no acesso aos fundos estruturais da União Europeia, decorrentes da incapacidade do governo para resolver este problema. É absolutamente inaceitável que o governo PSD/PP, apesar de o ter anunciado, continue sem tomar as medidas necessárias para que as empresas do Distrito de Santarém possam ter tratamento idêntico às restantes empresas do país.
2 - Solicitar ao grupo Parlamentar do PS que contribua para a denúncia desta situação, em sede de Assembleia da República, exigindo ao governo que, de uma vez por todas, resolva este grave problema que tanto penaliza as empresas do Distrito de Santarém.
3 - Evidenciar que esta questão, que abrange todos os fundos estruturais, penaliza igualmente as autarquias, provocando muitas dificuldades na concretização das obras em curso, prejudicando assim toda a população do Distrito. A este facto acresce a obsessão governamental de inibir as autarquias no acesso a financiamentos que lhes permitam captar os poucos fundos Europeus a que têm acesso.
4 - Manifestar a grande preocupação do PS pelos índices de desemprego já atingidos no Distrito de Santarém devido, em exclusivo, à política inócua e recessiva do actual governo.
5 - Saudar as mulheres do Distrito de Santarém no dia em que tomou posse, perante a Comissão Política Distrital, a Presidente do Departamento das Mulheres Socialistas, agora criado. Ao empossar Idália Moniz, após a sua escolha pelas mulheres socialistas de todo o Distrito, a Federação do PS manifesta o seu empenhamento na criação de uma sociedade mais justa, equilibrada e moderna, onde as mulheres tenham um papel cada vez mais activo e frutuoso.

Santarém, 06 de Outubro de 2003.