terça-feira, 7 de setembro de 2004

Perante a INCOMPETÊNCIA do Ministério da Educação… que nos valha o PROFISSIONALISMO dos Professores!

Como é possível tanta incompetência e irresponsabilidade na colocação de Professores por parte do Ministério da Educação?

São milhares de Professores e respectivas Famílias que têm visto com ansiedade e desânimo a sua vida pessoal e situação profissional serem tratados sem dignidade. É assim que se aposta na Educação e que se apela à qualidade no Ensino?

Numa altura em que as Escolas deviam estar a organizar o início do Ano Lectivo, ainda estão horários por fazer ou refazer e planificações por executar, considerando que as Equipas de Professores não estão completas por ainda aguardarem os resultados de milhares de colocações que ainda faltam fazer.

A maioria das Escolas irá abrir na data limite imposta que é a 23 de Setembro, mas todos prevêem (menos a Ministra da Educação) que o Ano Lectivo está seriamente comprometido.

Os Alunos e as respectivas Famílias apenas poderão contar com os Professores colocados, que mesmo sem serem respeitados, trabalham com amor à sua profissão. Lamentavelmente muitos ficarão no desemprego como se Sistema Educativo não precisasse de mais recursos, considerando que na maioria dos casos, o elevado número de Alunos por turma em nada contribui para o sucesso Educativo.

O PS também aguarda, os resultados da Auditoria solicitada pelo próprio Ministério em Maio, à Inspecção Geral de Finanças para explicar o sucedido, cuja conclusão se prevê apenas para Novembro. Esperamos por isso que, pelo menos as responsabilidades sejam assumidas e que os mesmos erros não voltem a acontecer.


O Departamento da Educação da Federação Distrital Santarém do PS