segunda-feira, 29 de novembro de 2004

PS DEBATE O PROCESSO DE BOLONHA

A Federação do PS de Santarém, promoveu no passado dia 04 de Dezembro, no Auditório da Escola Superior de Gestão de Santarém, mais uma iniciativa integrada nas Jornadas da Educação «Reflectir para Agir», organizadas pelo Departamento de Educação.

O debate teve como tema central o Processo de Bolonha, sua origem e repercussões no sistema de ensino superior português, tendo sido conduzido partindo de uma intervenção do Dr. Pedro Lourtie, ex-Secretário de Estado do Ensino Superior, que tem acompanhado todo este processo desde a sua génese.

Respondendo às questões colocadas por dirigentes e professores das várias Instituições de Ensino Superior do Distrito, que estiveram presentes nesta acção, foi considerado fundamental o envolvimento do nível político com o nível institucional (do Ensino Superior), neste processo de mudança e adaptação às novas regras do Processo de Bolonha.

Nesta data, o Processo de Bolonha, conta já com 40 países signatários, indo por isso muito além da dimensão da União Europeia, para onde originalmente tinha sido concebido. Concluíu-se ainda que a eventual «capacidade disponível» das Instituições de Ensino, deva ser aproveitada para outras actividades, por exemplo a Educação e Formação ao Longo da Vida, com a necessária Validação e Certificação de Competências, a Investigação e Inovação, a prestação de serviços à sociedade, a produção de materiais de Língua Portuguesa...

Segundo os participantes, deverá ser nesta base que os orçamentos das Instituições de Ensino Superior, devem ser negociados, tendo também em conta as áreas de especialização de acordo com um verdadeiro Projecto de Desenvolvimento para o País.