segunda-feira, 1 de novembro de 2004

PS DEBATEU EM ALMEIRIM O "CAOS NA EDUCAÇÃO"

A Federação Distrital de Santarém do PS proporcionou mais um debate sobre a Educação no passado dia 27 de Outubro pelas 21h em Almeirim. Iniciativa integrada nas Jornadas da Educação «Reflectir para Agir», que trouxe desta vez ao nosso distrito a presença da deputada Cristina Granada.

A acção iniciou salientando os motivos que levaram o PS a votar contra a Lei de Bases da Educação que aliás acabou por ser vetada pelo Presidente da República, reforçando os aspectos dos quais o PS não abdica tendo como grande objectivo reforçar a qualidade da escola pública, promover o sucesso educativo e combater o abandono escolar.

Foi também alvo de avaliação e de análise nesta iniciativa o caos em que decorreu o início do ano lectivo, devido a todo um processo de colocação de professores que se revelou insustentável, perante a desresponsabilização da tutela, quer do anterior Ministro quer da actual Ministra, que revela aliás uma completa incompetência para o desempenho das suas funções o que é flagrante sempre que é chamada a pronunciar-se sobre alguma questão, não reconhecendo sequer a dimensão do problema, quando nesta data ainda há escolas que não abriram e por isso alunos que não tiveram ainda aulas.

Temas como a Avaliação no Ensino Básico, a Reforma Curricular no Secundário, o Processo de Bolonha relativamente ao Ensino Superior, foram também trazidos a debate sendo contudo realidades que pela sua complexidade e importância irão merecer a calendarização de acções próprias.

O debate foi muito positivo e bastante participado, terminando já próximo da uma hora da manhã, havendo reflexões de grande importância que foram registadas como contributos para um reforço de uma efectiva e credível alternativa do PS às políticas da educação e formação no nosso país.